O que fazer em caso de parada do elevador?
Esta situação não apresenta perigo caso os usuários ali retidos tenham atitudes prudentes. Para evitar que esta situação se agrave vejamos algumas recomendações de como agir:
1 – Antes mesmo da ocorrência do incidente, verifique se na parede da cabine do elevador está fixada uma placa contendo as informações de contato da empresa responsável pela manutenção do equipamento. A empresa deve ser contactada assim que o elevador parar, e são os responsáveis pelo resgate das pessoas. Apenas profissionais capacitados podem realizar este tipo de serviço. Utilize também o interfone ou o botão de emergência para estabelecer contato com o exterior da cabine e avisar sobre o ocorrido. O corpo de bombeiros também pode ser acionado para o resgate de pessoas no interior da cabina.
2 – Mantenha a calma e jamais force a porta do elevador para tentar sair, isso pode danificar o equipamento e colocar em risco as pessoas envolvidas. Além do mais, se o elevador estiver parado entre dois andares mesmo com a porta aberta não seria possível sair dali.
3 – Após o resgate, o elevador deve ser vistoriado pela equipe de assistência técnica antes de ser utilizado novamente. Até que isso aconteça o elevador deve permanecer interditado.
Lembrando que os elevadores têm entradas de ar, então em caso de parada não haverá falta de oxigênio na cabine. Porém, se houver um grupo de pessoas preso dentro do elevador a orientação é para que todos mantenham a calma e evitem falar muito, garantindo um ar mais fresco para todos enquanto aguardam o resgate.
Uma das principais formas de evitar situação de parada do elevador é manter as manutenções preventivas em dia. O intuito da realização deste serviço é justamente garantir o bom funcionamento do equipamento e evitar situações indesejadas.