Voltar
02/11/2020

Tipos de manutenções em elevadores e suas finalidades

Os elevadores são compostos por mecanismos e peças que juntos funcionam como um sistema de transporte vertical. Todos estes componentes precisam estar em bom funcionamento e sincronia para que o equipamento realize as viagens de forma correta e segura.
 
Cada tipo de elevador tem suas características e funcionalidades, sendo assim é necessário que um especialista seja responsável por inspecionar periodicamente os diversos componentes do equipamento. A manutenção do elevador deve ser feita por uma empresa especializada e por profissionais técnicos competentes.
 
Existem três tipos de manutenções que podem ser realizadas no elevador. A primeira dela é a manutenção preventiva, que deve ser feita mensalmente. Este serviço tem a finalidade de fazer reparos no sistema do elevador, identificar desgastes em componentes e realizar substituições de peças quando necessário. O objetivo principal da manutenção preventiva é evitar que acidentes e erros graves venham ocorrer durante o uso do elevador.
 
Já a manutenção corretiva é efetuada logo após o aparelho apresentar alguma falha de funcionamento. Durante esta manutenção o erro é identificado e eventuais componentes do elevador podem ser substituídos.
 
O terceiro tipo é a manutenção preditiva, que é realizada por meio de intervenções programadas baseadas em indicadores de desempenho do equipamento. Ao monitorar estes indicadores é possível prever possíveis falhas e realizar o reparo antes que elas aconteçam.
 
Mesmo com as manutenções preventivas em dia, os elevadores podem apresentar problemas de funcionalidade. Quando isso acontece a empresa responsável pela manutenção deve ser acionada e se apresentar ao local para reparar o erro.